Desmistificando 7 Mitos da Criação Bilíngue para Seus Filhos
Muitos pais passam pelo dilema de criar, ou não, filhos bilíngues, porque uma vez que talvez escutem sobre os mitos da criação bilíngue eles desistem.
Esses mitos não são falados apenas aqui no Brasil, mas eles também chegam para alguns os pais que vivem no exterior.
Quantas crianças perdem de aprender a língua nativa dos pais por causa de desinformação.
Eu sei que a decisão de criar ou não seus filhos bilíngues cabe a cada família, mas é importante que tenham todas as informações corretas na mesa ao tomarem essa decisão.
A falta de informações pode chegar a atrapalhar até mesmo na escolha do método linguístico da família para ensinar e criar seus filhos bilíngues.
Então vamos aos mitos mais compartilhados na sociedade.
Mito 1: Crianças bilíngues têm atraso no desenvolvimento da fala
Mito 2: Bilinguismo causa confusão
Há quem acredite que aprender dois idiomas ao mesmo tempo pode causar confusão nas crianças, levando a uma mistura de palavras e dificuldades de aprendizado.
No entanto, essa mistura é comum e não é sinal de falta de compreensão dos idiomas. É importante lembrar que a mistura ocorre porque o vocabulário da criança ainda está em desenvolvimento.
Além disso, o exemplo dos pais, que muitas vezes também misturam os idiomas, contribui para essa prática.
Mito 3: É muito cedo, ou muito tarde, para ensinar um segundo idioma
Quanto mais cedo começarmos a ensinar um segundo idioma, melhor. Crianças mais novas têm maior facilidade para desenvolver um sotaque nativo.
No entanto, isso não significa que crianças mais velhas ou adultos não possam aprender um novo idioma. A aprendizagem será um pouco mais desafiadora, mas é totalmente possível.
Há inúmeros relatos de pessoas que aprenderam um segundo idioma em diferentes fases da vida.
Mito 4: Os pais precisam ser bilíngues
Não é necessário que os pais sejam fluentes no segundo idioma para ensinar seus filhos.
Existem diversas maneiras de proporcionar oportunidades de aprendizado, como escolas de imersão, creches, babás ou aulas especializadas.
Mesmo que você não seja perfeito na pronúncia, aprender junto com seu filho e praticar em casa pode ser muito benéfico.
Mito 5: A criança vai aprender sozinha
Acreditar que a criança vai aprender um segundo idioma simplesmente por estar exposta a ele é um equívoco comum.
Embora a criança possa entender, aprender a falar exige interação constante com o idioma, pelo menos 30% do tempo.
Assistir TV ou ouvir músicas não proporciona a mesma oportunidade de praticar e desenvolver habilidades de comunicação.
Mito 6: O bilinguismo na educação infantil prejudica o processo de alfabetização
Na verdade, estudos demonstram que o bilinguismo na educação infantil auxilia o processo de alfabetização.
Crianças bilíngues têm vantagens, pois são expostas a sons, fonemas e livros em dois idiomas.
A proposta pedagógica bem adaptada pode facilitar o aprendizado do alfabeto em mais de um idioma.
Mito 7: O bilinguismo só é útil para idiomas mais comuns
Independentemente do idioma escolhido, os benefícios do bilinguismo impactam o desenvolvimento cognitivo.
O bilinguismo na primeira infância promove uma atividade cerebral constante e ativa, independentemente da língua.
Todas as línguas são valiosas em termos linguísticos, cognitivos, sociais e culturais.
Conclusão
Os mitos sobre a criação bilíngue podem desencorajar muitos pais de proporcionar essa experiência enriquecedora para seus filhos.
No entanto, ao desmistificar essas crenças equivocadas, fica claro que criar filhos bilíngues é uma jornada repleta de benefícios cognitivos, culturais e sociais.
Entender que crianças bilíngues não sofrem atraso no desenvolvimento da fala, não ficam confusas com os idiomas, podem começar a aprender em qualquer idade, não exigem pais fluentes, precisam de interação e, acima de tudo, têm muito a ganhar com essa experiência única, é o primeiro passo para tomar uma decisão informada e positiva para toda a família.
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